QUADRO RESUMO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS CAMPOS COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL

QUADRO RESUMO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS CAMPOS COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL

Cognitivo= Piaget

Afetivo

Social

Período

Características do Período

Principal Mudança do Período

Freud

Ericson

Sensório-motor.(0-2 anos)

Estágio1(0-1mês)

Estágio 2 (1  -4

Estágio 3 (4-8 meses)

Estágio 4 (8-12 meses)

Estágio 5 (12-18 meses)

Estágio 6 (18-24 meses)

Somente  atividade reflexa; não faz diferenciação.Coordenação mão-boca; diferenciação via reflexo de sucção.

Coordenação mão-olhos; repete acontecimentos pouco comuns.

Coordenação de dois esquemas; atinge a permanência dos objetos.

Novos meios através da experimentação – segue deslocamentos seqüenciais.

Representação interna; novos meios através de combinações mentais.

O desenvolvimento ocorre a partir da atividade reflexa para a representação e soluções sensório-motoras dos problemas. Inteligência prática. O ato de aprender se confunde com Ação.

Fase oral

Egocentrismo inconsciente e integral (indissociação do eu e o mundo) em pulsos instintos e elementares. Escolha do objeto- a 1° é com a mãe.

- Época das mordidas  nos grupos infantis.

Confiança Básica

X

Desconfiança Básica

 

Das primeiras relações, o ser humano levará para as demais um sentimento de confiança ou de desconfiança.

Pré-operacional (2-7) anosEstágio simbólico (2-4 anos)

Estágio intuitivo (5-7 anos)

Aparecimento da linguagem Problemas solucionados através da representação. Desenvolvimento da linguagem (2-4 anos), tanto o pensamento quanto a linguagem são egocêntricos. Não consegue resolver problemas de conservação; os julgamentos são baseados na percepção e não na lógica. O desenvolvimento ocorre a partir da representação sensório-motora para as soluções de problemas  e o pensamento pré-lógico.Monólogo coletivo. Animismo(dá vida às coisas), dublagem da realidade. A inteligência ainda é prática, intuitiva; criança ordena o mundo utilizando a percepção e a representação que ela mesma tem dos objetos (egocentrismo).

Função semiótica

Fase anal

Sentimentos de que produz coisas(fezes) suas que pode oferta ou negar ao mundo. Sentimentos / interindividuais. É necessário encontrar substitutos simbólicos para suas “fezes”. Precisa brincar com lama, areia, massinha etc.

Fase fálica

Interesse pelas diferenças entre sexos masculino e feminino. O  Complexo de Édipo; brincar  de casinha (papai- mamãe– filho), possibilidade de identificação com mesmo sexo.

Autonomia

X

Vergonha e dúvida

Desenvolvendo o senso de autonomia possivelmente na vida escolar, terão grande interesse na aprendizagem- mais uma conquista na aprendizagem

 

 

Iniciativa X Culpa

É necessário um esclarecimento da sua curiosidade sexual para que a criança,adquira iniciativa, sinta-se segura de si, de seus desejos e sentimentos.

Operacional concreto(7-11 anos) Atinge a fase da reversibilidade; consegue solucionar os problemas de conservação- operações lógicas desenvolvidas e aplicadas a problemas concretos; não consegue solucionar problemas verbais complexos. A possibilidade da leitura propriamente dita surge com a construção da reversibilidade.

Inclusão de Classe

Usa  o raciocínio e a lógica na manipulação de objetos concretos. Jogo de regras. O desenvolvimento ocorre a partir do pensamento pré- lógico para as soluções lógicas de problemas concretos. É capaz de construir através de pensamento.

Latência

Diminuição das fantasias e atividades sexuais; a energia é canalizada para atividades socialmente produtivas. Período propício ao ensino formal. Sentimentos de justiça. Organização da vontade.

Industriosidade

X

Inferioridade

“Sentir-se” capaz de fazer coisas, de faze-las bem e até perfeitamente. Sua energia está  direcionada para desenvolver novas habilidades, sentimento de competência. Educadores têm papel importante.

Operacional formal(11-15 anos) Soluciona com lógica todos os tipos de problemas- pensa cientificamente:  soluciona problemas verbais complexos; as estruturas  cognitivas amadurecem. O desenvolvimento ocorre a partir de soluções lógicas de todas as classes de problemas. Operação lógica. Pode abstrair, refletir, imaginar possibilidades, analisar, formular hipóteses.

Hipóteses-Probabilidades

Fase genital

Conquista da personalidade inicia-se na adolescência; é a última fase do desenvolvimento psico-sexual da teoria freudiana; considerada sem fim.

Identidade

X

Confusão de papéis

Finalmente o indivíduo deverá encontrar-se, descobrir quem é; sua identidade ocupacional; sentimento de competência, o indivíduo considera-se uma pessoa coerente, integrada e única.

                              Fonte: Abdelnur, R. notas de aula UVA 2005

LIMA, Jaqueline da Silva. A importância do brincar e do brinquedo para crianças de três a quatro anos na educação infantil. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/edinf01.htm>. Acesso em: dia mês ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: