Plano de aula

Plano de aula

 

Estagiária: Rosilainde Oliveira de Amorim

Inst. do estágio: CEI – Centro de Educação Infantil Dr. Djalma Ramos

Área: Linguagem oral e escrita/Movimento

Tema: O prazer em ouvir história 

Modalidade: Educação Infantil 

Grupo: 04 

 

Objetivo geral:

Desenvolver o gosto pela leitura e criar diferentes situações de aprendizagens nas quais as crianças possam se divertir, brincar, falar e adquirir novos conhecimentos;

Objetivos específicos :

  • Criar o hábito de escutar histórias;
  • Favorecer momentos de prazer em grupo;
  • Enriquecer o imaginário infantil;
  • Favorecer o contato com língua oral e escrita;
  • Desenvolver a coordenação motora fina;
  • Favorecer contato com a cultura popular.

Conteúdos:

  • História infantil;
  • Percepção visual;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Movimento;
  • Brincadeira.

Procedimentos:

Atividade I

Roda de conversa e história

Fazer uma sondagem através da conversa na roda para saber se as crianças gostam de historinhas e aproveitando, iremos ler a historinha que estará escrita em uma cartolina seguindo o modelo abaixo.  Ao término perguntar se gostaram e pedir para eles falarem o que entenderam sobre a história ressaltando a função do personagem do texto.

Atividade II

Fazer a dinâmica do “chicotinho queimado”.

Faz-se uma roda com as crianças, onde uma delas ficará do lado de fora com uma varinha feita de papel crepom (chicotinho) na mão. Enquanto as da roda cantam uma pequena melodia: “Chicotinho queimado, vale dois cruzados, quem olhar pra traz, toma chicotada.” A criança que ficar de fora correrá por detrás das que estão na roda, colocando a varinha no chão, aos pés de uma das do círculo. Nenhum dos que cantam deve olhar para trás. Quem tiver a varinha colocada perto de si, deverá pegá-la e correr em volta do círculo, tentando agarrar quem a colocou, que, por sua vez, tratará de ocupar o lugar vago na roda. Nessa corrida, o que for alcançado, levará uma chicotada.

Recursos: 

cola, folhas de papel crepom,cartolina, tesoura, piloto para papel e folhas de oficio.

 

Avaliação:

  • Síntese da compreensão da história
  • Atividade de coordenação motora

 

Referências:

http://www.divertudo.com.br/historias.htm

Disponível em: http://www.blogger.com/comment

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/

Disponível em: http://www.jangadabrasil.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: